RSS

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sobre a sarna negra e outras coisinhas.

Oba! Além da tia Carol, a tia Santina também passou por aqui!!!
Carol foi quem encontrou o Victor na rua e me chamou para acompanhá-la no resgate. E a Santina foi quem, além de vários cuidados, deu este nome fofo para o pequenino.

*
*

Hoje é a décima noite de internação e o progresso do Victor continua nos deixando cada vez mais felizes! Estive com ele há algumas horas e o pequenino me beijou lambeu muito em agradecimento aos carinhos que recebeu... E além disso soltou vários bocejos-uivos, sabem como é? Esses bocejos-uivos sempre me alegram.

Nesses dias que tenho passado pela clínica, vi mais dois cães diagnosticados com sarna negra: um chow-chow (irreconhecível, não fosse a língua azul) e hoje uma pequena bull terrier com um quadro inicial da doença. Ambos têm mais ou menos a mesma idade do Victor, por volta de 5 meses de vida. Percebi que os donos às vezes ficam muito assustados com a aparência e não entendem muito bem o que é essa doença. Eu mesma só fui entender direitinho do que se tratava por causa do Victor.
Achei um texto* muito interessante, para quem quiser mais informações sobre o assunto:


O que é a sarna demodécica (ou sarna negra)?
A sarna demodécica é uma parasitose que acomete principalmente cães, causada pelo ácaro Demodex canis. Esse parasita é residente normal da pele de cães e está presente em pequeno número na pele de cães normais. A pele dos animais com sarna demodécica favorece a reprodução e crescimento exagerado desses ácaros, provocando a doença. A transmissão ocorre através do contato direto da fêmea com os filhotes durante a amamentação já nos 2 ou 3 primeiros dias de vida. Ácaros podem ser identificados nos folículos pilosos de filhotes com apenas 16 horas de idade. Essa doença tem caráter hereditário (portanto não é transmissível de outra forma que não de mãe para filho) e está relacionada à queda de resistência dos animais.

Quais são os sinais clínicos da sarna demodécica?
Sarna demodécica localizada:
- Mais comum na face e nos membros anteriores.
- A maioria dos casos ocorre em filhotes de 3 a 6 meses de idade.
- Ocorrem pequenas áreas com queda de pêlos e descamação da pele.
- Geralmente resolve espontaneamente em aproximadamente 30 dias.

Sarna demodécica generalizada:
- Inicia-se na forma localizada e se agrava para a forma generalizada.
- Abrange extensas áreas do corpo, principalmente cabeça e membros.
- Ocorre descamação e formação de crostas na pele e perda de pêlos.
- Pode haver infecção secundária de pele.

Como diagnosticar a sarna demodécica?
A sarna demodécica é diagnosticada pelo médico veterinário através dos sinais clínicos e raspado profundo de pele para detecção do ácaro.

Qual o tratamento da sarna demodécica?
O médico veterinário irá determinar o melhor tratamento de acordo com o animal e a evolução da doença. De forma geral, o tratamento da sarna demodécica é feito com banhos de medicamentos. Alguns animais precisarão tomar banhos para o resto da vida. Em condições de estresse ou queda de imunidade o animal pode voltar a desenvolver o quadro de sarna demodécica.

*
*

Lembrando que o Victor primeiramente está sendo tratado da desnutrição, infecção, doença do carrapato, virose e todo o quadro mais grave, para somente então iniciarmos o tratamento contra a sarna demodécica.

*Texto com modificações por minha conta. Fonte:
http://www.especialpet.com.br/Script/PetCaesSarnas.asp

0 comentários: