RSS

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tristes constatações.

Nosso lindinho, batizado Minduim, estava super bem, havia melhorado muito mesmo. Foi adotado por uma família que mora perto da minha casa, por isso visitei-o por 3 dias seguidos após a adoção e me coloquei inteiramente disponível para prestar qualquer tipo de apoio. Aparentemente tudo ok, a família nunca teve um cão, mas se responsabilizou inclusive por lhe dar o remédio que ainda precisava tomar diariamente, tudo certinho...

Uma semana depois a pessoa me liga dizendo que quer "devolver" o cão e o "devolve" neste estado. Muito magro, há 3 dias sem comer, com diarréia, secreção nasal, prostrado...

Essa foto é do estado dele ONTEM quando fui buscá-lo e, graças aos deuses, hoje ele está mais animadinho. Come fígado, papinha de fubá, ração, água de coco. Continua tomando o medicamento (que o adotante chegou a suspender por dois dias), as fezes estão melhorando... Enfim, começando a recuperação deste bicho praticamente do ZERO, mais uma vez. Três meses de idade e já sofreu o suficiente por umas três vidas.

Talvez o pior em toda a história da adoção frustrada, tenha sido constatar que a pessoa não fez nada por maldade. Fez por falta de consideração, por hábito, pela cultura de não dar a devida importância a outros seres vivos, como se eles não tivessem o mesmo direito à vida e por isso não merecessem ser tratados com os mesmos cuidados que um ser humano merece. Qualquer ser humano que ficasse 3 dias sem comer e com diarréia seria levado a um médico. Sendo o ser humano uma criança ainda por cima (Minduim não tem nem 3 meses de idade) a prestação de socorro seria ainda mais rápida. Por que então nos achamos no direito de dar esse grau de desimportância às outras formas de vida?

Ajude-nos a cuidar do Minduim e de outros cães. Escreva para luli-nha@hotmail.com ou contato@ameumbicho.com.br ou ainda telefone para (19) 9107.3705.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre digo que se alguém não tem paciência pra limpar um cocô ou um xixi de animal, não adote. Porque se não consegue fazer nem isso, imagine cuidar de um animal doente! Seja cão, gato, passarinho, peixe, tudo dá trabalho. Só que a alegria e o amor que eles te dão é muito maior e isso essas pessoas que não cuidaram do Minduim nunca vão conhecer. Pior pra elas e sorte dele que você o resgatou de volta. Só acho que essas pessoas deviam ser responsabilizadas de alguma forma. Não dá pra tacar algum processo nelas, Lu?
Beijos
Kathia

Luciana disse...

Então, Kathia, daria para fazer a denúncia de maus-tratos, mas teria que ter o flagrante e eu não iria deixá-lo lá esperando pelo flagrante... De qualquer forma, como eu disse, foi notável que a pessoa não fez por mal, nem tinha noção do mal que estava causando... E eu já estou com o Minduim aqui em casa e estamos cuidando dele, isso é que importa.

Hellen disse...

Ai, Lu. Desculpe mas não consigo acreditar que não seja maldade. Como uma pessoa que não é má (mesmo que inconscientemente) deixa um ser vivo - dependente como o Minduim - sem comida, sem remédio? Achou que era o que: um tamagochi (e olha que até mesmo o tamagochi morreria nessa situação)? É ruindade sim. É muito triste sabe, ver que ainda existem muitas pessoas deste tipo por aí...

Que esse guerreiro consiga sair dessa mais uma vez.

Beijos.

Anônimo disse...

Graças a Deus e a você que ele está bem e acho que não dava mesmo pra esperar pelo flagrante. Mas concordo com a Hellen, é maldade também a omissão. No mínimo, essas pessoas deveriam ter o bom senso de ter chamado você pra ter uma orientação quando ele começou a passar mal e não esperar 3 dias e devolver o coitadinho quase morto. Mas, o que importa mesmo é a saúde desse bebê. Como sempre, tô rezando pro meu São Chiquinho.
Beijos
Kathia