RSS

terça-feira, 12 de abril de 2011

Para doar um cãozinho.

Muita gente diz querer adotar um cãozinho. A grande maioria na verdade tem um padrão: quer uma "fêmea, pequeno porte, peludinha e DE GRAÇA". Uma outra grande parte, pega um filhote por impulso e depois de um tempo começa a ver que ele chora demais, brinca demais, faz coco demais, tem cheiro de cachorro demais... Ora! Um filhote!!! Ele chora sim, como qualquer bebê! Faz coco como qualquer bicho e faz bagunça como qualquer criança, tudo muito parecido com um filhote de ser humano! A diferença é que é aceitável [até por que não existe punição concreta para quem o faça] devolver um cachorro como se devolve um sapato que não serviu. É aceitável deixar um cãozinho abandonado na rua, por que ele se vira, ?, come qualquer lixo, dorme em qualquer canto e de repente alguém se sensibiliza e lhe dá um pouquinho de água limpa... Há também aqueles que dizem que o cão "fugiu" ou "foi roubado" e não movem uma palha para tentar encontrá-lo. É um problema que se foi, graças a Deus.

Por causa desse mau hábito do ser humano, esse especismo que nos faz tratar um animal de outra espécie como um sapato e não como um ser vivo, é muito importante que façamos o acompanhamento dos animais que são doados. Pegar o nome completo do adotante, endereço, telefone, documentos, fazer assinar um termo de responsabilidade, tirar fotos... Tudo para resguardar o nosso amigo bicho. Por causa dessas medidas, nós já pudemos recolher cães que se não fossem devolvidos, correriam, no mínimo, o risco de viver para sempre na rua. Se isso acontecesse, nosso trabalho não valeria nada. Da mesma forma, se o cãozinho não for castrado e viver em condições de procriar à vontade, o trabalho não valeu muita coisa, pois uma cachorra saudável pode gerar uma média de 20 novos cães por ano e essa multiplicação, bem como a preocupação, é infinita.

Portanto, é nossa obrigação como protetoras "oficiais" ou amantes de animais que buscam adotantes, fiscalizar essas pessoas. É obrigação de todo o cidadão, especialmente os que amam os bichos, cobrar do seu município, do seu estado, do seu país, leis mais rígidas, com punições severas e que fundamentalmente sejam CUMPRIDAS. É nossa obrigação cobrar dos dirigentes da nossa cidade, campanhas de castração, vacinação e especialmente de conscientização da população para a responsabilidade de cuidar de uma vida, do que se caracteriza como maus tratos e de como fazer denúncias para proteger esses bichos.

Abaixo, disponibilizo o modelo de Termo de Adoção Responsável que a Ame um bicho! utiliza para quem quiser copiar. Seja um doador responsável. TERMO DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Nome do adotante:
Identidade (RG):
CPF:
Endereço residencial:
Fone (com DDD): Celular:

Nome do animal:
Espécie: ( ) cão ( ) gato
Sexo: ( ) macho ( ) fêmea Idade:
Raça ____________________________ ( ) SRD-sem raça definida
Cor(es) da pelagem:
Porte: ( ) mini ( ) pequeno ( ) médio ( ) grande ( ) gigante
Castrado? ( ) sim ( ) não
Vermifugado nos últimos 3 meses? ( ) sim ( ) não ( ) sem informação
Vacinado? ( ) sim ( ) não ( ) sem informação - Se sim, quais vacinas recebeu:

Ao adotar o animal acima descrito declaro-me apto para assumir a guarda e a responsabilidade sobre este animal, eximindo o doador de toda e qualquer responsabilidade por quaisquer atos praticados pelo animal a partir desta data.

Declaro ainda estar ciente de todos os cuidados que este animal exige no que se refere à sua guarda e manutenção, além de conhecer todos os riscos inerentes à espécie no convívio com humanos, estando apto a guardá-lo e vigiá-lo, comprometendo-me a proporcionar boas condições de alojamento e alimentação, assim como espaço físico que possibilite o animal se exercitar.

Responsabilizo-me por preservar a saúde e integridade do animal e a submetê-lo aos cuidados médico-veterinários sempre que necessário. Comprometo-me a não transmitir a posse deste animal a outrem sem o conhecimento do doador.

Comprometo-me também, a permitir o acesso do doador ao local onde se encontra o animal para averiguação de suas condições. Tenho conhecimento de que caso seja constatado por parte do doador situação inadequada para o bem estar do animal, perderei a sua guarda, sem prejuízo das penalidades legais.

Comprometo-me ainda em esterilizar (castrar) o animal adotado, se o doador já não o tiver feito, contribuindo assim para o controle da população de animais domésticos.

Comprometo-me a cumprir toda a legislação vigente, municipal, estadual e federal, relativa à posse de animais.

Declaro-me assim, ciente das normas acima, as quais aceito, assinando o presente Termo de Responsabilidade, assumindo plenamente os deveres que dele constam, bem como outros relacionados à posse responsável e que não estejam incluídos neste Termo.

Abandonar ou maltratar animais é crime. Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa (Lei Federal 9605/98)

____________________________________
Assinatura do Adotante

____________________________________
Assinatura do Doador

, de de 2011.

3 comentários:

Hellen disse...

Lu, infelizmente, o que mais podemos esperar de "pessoas" que têm a capacidade (que os animais raramente têm) de largar/jogar no rio/da janela/no lixo seus próprios "filhotes"?

É triste pois, só quem teve um amicão, sabe o amor, lealdade, carinho, amizade que esses anjos de 4 patas são capazes de nos dar. E não precisa de muita coisa em troca não: comida, aguinha limpa e fresca, um lugar pras necessidades e uma coçada na barriga de vez em quando, já são suficientes para deixá-los felizes.

É, pena. Enquanto a humanidade não aprender a respeitar e cuidar dos que mais precisam (animais, crianças, idosos), nunca cessarão os castigos que tanto vemos por aí...

Beijos e contem sempre comigo.

Anônimo disse...

Oi, Lu, muito legal este post. Eu costumo dizer para as pessoas que tem vontade de ter um animalzinho, seja um cão ou um gato, que eles são como crianças muito pequenas e que, diferente de uma criança normal, eles não vão crescer, vão ser sempre dependentes de nós, precisam ser alimentados, limpos, temos que leva-los ao pediatra,oops, quer dizer ao veterinário, e que quando ficam doentes (sim, eles ficam doentes como nós!!!), precisam tomar os remédios que são dados por nós. Ou seja, veja bem se você está disponível para cuidar de uma vida por pelo menos uns 15 anos. Se a resposta for um SIM deste tamanho, então, prepare-se para uma das maiores e mais lindas aventuras da sua vida. Uma aventura cheia de amor, lealdade e muita cumplicidade. Porque, ao contrário do ser humano, o amor de um bicho não tem prazo de validade, é eterno.
Beijos
Kathia

Luciana disse...

é isso mesmo, kathia! muito boa a sua analogia. é preciso ter responsabilidade e não agir por impulso, exatamente como planejar um filho... é uma VIDA que depende de nós por muito e muito tempo... e às vezes até por mais de 15 anos! a minha falecida viveu por 17! rsrs

*

hellen, é muito triste mesmo esse tipo de atitude do ser humano. incompreensível até... é por isso que não basta doar um cãozinho e achar que o negócio está resolvido. é muito mais complexo. usando a analogia da kathia, a gente precisa agir como assistentes sociais acompanhando uma família que adotou uma criança, por exemplo. é trabalhoso, mas é o nosso papel, não tem jeito...

beijos meninas!!!!